segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O encontro com o bivô

Foi uma viajeira. Mamãe teve de se transformar em um super polvo pra carregar mala, carrinho, duas sacolas e você no canguru até o aeroporto. Quando passamos no raio-x a mulher do aeroporto perguntou se a mamãe estava sozinha e depois disse: "mãe acha força não sei onde...".

Chegamos em São Paulo de avião na sexta-feira e você reencontrou a vó Celia. Ela fez uma festinha pra te apresentar pras amigas e comemorar os seis meses de idade. Foi muita novidade pra você: o calor, as pessoas, o quarto... O papai ficou em casa e com isso você ficou um pouco chatinho nos primeiros dias.

No domingo fomos pra Atibaia. A tivó Ju veio te buscar em São Paulo e assim que chegamos o bivô Levy já estendeu os braços pra te pegar no colo. Ele te mostrou as plantinhas, emocionado. Quando perguntei a ele qual era a sensação de ver uma neta com um filho ele respondeu que era difícil. Acho que sente falta da bivó que você não conheceu, ela faleceu quando você ainda estava na minha barriga.

À noite ele te pegou no colo e deu a mamadeira. Pensativo disse alto: "Há setenta anos atrás...". Em que será que ele estava pensando? Durante os dois dias que passamos em Atibaia o bivô andava pela casa dizendo o quanto estava feliz com a sua presença. Que nunca imaginou que viveria pra ver um bisneto. Que rejuvenesceu 10 anos. Ficou estupefato com a criança calma que você é. Que você não chora. Que é sorridente. Foi uma felicidade muito grande pra mamãe poder viver este momento ao lado dele.

Sua tia avó Dorinha também te pegou no colo. Com você no colo ela jogou peteca com o Joaquim, filho da Ana Luisa, e você gargalhou. Todos rimos com você, foi uma delícia. Você também conheceu meu primo Levi e recebeu todos com olhos curiosos e bom humor.

Você curtiu muito as plantinhas e soltava gritinhos ao vê-las balançar ao vento. Sentiu muito calor. Fez festa no berço. Os mosquitinhos te picaram, mas nada abalou seu humor. Atibaia me lembra muito da minha infância, tive muitos momentos felizes ali, e agora mais um, com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário